AMBIÊNCIA MUSICAL
Iluminação perfeita. Todos bem focados, fumaça dando um clima, luz no coral / fundo, acentuação em quem esta ministrando (violão). |
Falar sobre ambiência musical, técnica, virtuosidade, são coisas que por muitas vezes geram discussões no meio de ministérios, igrejas, lideranças e grupos de louvor.
Muitos encaram tal assunto, até como influência mundana nas igrejas. Mas devemos ressaltar que tudo, tudo foi criado - até porque só Deus pode criar algo – tudo foi, é, e sempre será criado por Deus, pois satanás não tem a capacidade de criar nada.
Talvez devêssemos entender que a igreja não foi apenas criada para aqueles que já tem certa bagagem cristã, experiências religiosas... Mas é o lugar onde devemos estar preparados pra receber as pessoas que vêm geralmente muito machucadas, feridas, carregadas de problemas e questionamentos.
Devemos analisar (claro que sempre sob a direção de Deus) - qual estratégia devemos utilizar pra ganhar essas vidas para o reino de Deus.
Falando sobre ambiência musical, lembramos logo do som dentro da igreja. Não é só isso. Devemos ter atenção a todos os detalhes que fazem parte da estrutura física do templo. É importante lembrar que deve-se gerar um ambiente propício e confortável. Algumas pessoas chegam muito resistentes aos cultos, criticando, colocando defeitos. Isso faz parte da guerra espiritual gerada com a ida das mesmas a igreja. Como está escrito - a palavra de Deus nunca volta vazia, então o inimigo tenta dispersar e atrapalhar de qualquer maneira que cultuemos ao Senhor. "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei". Isaías 55:11
Pensando nisso, devemos atentar para a ambiência musical e também para a hora da palavra. Devemos observar:
Iluminação: A iluminação deve acompanhar e ser proporcional ao tamanho do local. A cor das paredes, não devem ser nem muito forte e nem fraca, pois pode trazer dispersão. A iluminação deve ser diferente em momentos distintos do culto (louvor , palavra e ministração final), é o chamado “clima de ambiente”. Quando ligamos um abajur em nosso quarto, estamos gerando um ambiente para ficarmos mais a vontade e dormirmos confortavelmente.
Deve-se levar em conta o ritmo e estilo que está sendo ministrado. Não se deve focar muito sobre em quem está ministrando, pois se tratando de igreja e não de um show - o foco deve ser o Espírito Santo, que não precisa de iluminação humana nenhuma. Mas este pode ser destacado por estar e ser a ferramenta visual pra transmitir a mensagem à igreja.
Temperatura: Deve ser agradável. Nem muito frio e nem muito quente. É comum vermos pessoas reclamando no meio dos cultos sobre a temperatura. Isso atrapalha a pessoa e quem esta a volta dela, pois sempre acabam concordando ou discordando, gerando dispersão.
Ter um ambiente limpo: O ambiente deve estar limpo e sem odor. O banheiro deve ser sempre observado. Sujeira é coisa das trevas.
Sonoridade: A parte mais problemática devido à impossibilidade de algumas igrejas de investir em bons / sofisticados equipamentos e tratamentos acústicos. Esse é um segmento que gera muitos problemas na congregação. As igrejas geralmente não têm pessoas qualificadas para atuar na área. Então, usa-se qualquer "mão-de-obra", equipamento, ou aquilo que foi ofertado pelo irmão abençoado... Mas temos que tomar cuidado, pois o som de uma igreja pode atrair ou afastar pessoas. Ressalto também a percepção musical como a boa execução das musicas: deve ser bem tocado - com dinâmica; isso vai ajudar bastante na sonoridade.
Devemos estudar e procurar ajuda de profissionais na área. Lembre-se que isso não é coisa do mundo. Só devemos fazer as coisas de Deus com excelência, pois se nós cristãos não fizermos com a excelência devida - vamos a cada dia observar o mundo ganhando almas e vidas pro reino das trevas. Temos que fazer melhor.
É necessário observar também, que nas igrejas, temos pessoas de todas as idades, personalidades e gostos musicais. Alguns gostam de um som mais alto, outros mais baixo. Uns de um estilo, outros de outros e assim vai... O melhor é pedir a direção do Espírito Santo e fazer o que tem que ser feito; lembrando que a nossa missão é ganhar as vidas pra Deus!!!
Quando vamos a um restaurante prestamos atenção no local. Percebemos se o som é audível, se a música é boa, se a temperatura está agradável, se existe sujeira no lugar... Você ficaria em um ambiente fora das conformidades e ainda pagaria pra comer ali? Claro que não. Todos nós queremos nos sentir bem onde estamos, e na igreja não é diferente.
Que possamos nos atentar a esses “pequenos grandes detalhes” que podem e fazem à diferença em um culto. Que o Senhor nos direcione da maneira exata e que possamos antes de tudo, adorar a Deus pelo que Ele é; DEUS.
A paz a todos.
by Anderson Damask
Nenhum comentário:
Postar um comentário