1. Introdução
Amados irmãos, proponho uma reflexão sobre a importância e os propósitos da música, segundo a vontade de Deus. Quero refletir com você sobre o papel do músico à luz da Bíblia.
Deus criou algo poderosíssimo; a música. Mas, a música por si só não faz muito sem a existência de uma figura imprescindível; o músico.
A igreja evangélica brasileira, de alguns anos para cá, começou a experimentar uma mudança intensa na área que passou a se chamar de "adoração". Com essa mudança surgiram grupos, bandas e ministérios que atraem milhares de pessoas ao redor de todo o país, todos se dizendo do “estilo” Louvor e Adoração. Não podemos deixar de dizer que em meio a todos esses grupos existem aqueles que estão aproveitando o “movimento” para de alguma forma se beneficiar. Alguns ainda exercem o ministério sem entender a essência da vontade de Deus.
Creio que toda essa mudança foi influenciada por um forte mover do Espírito Santo. Passamos a redescobrir o significado da adoração e a importância de se congregar e de expressarmos o nosso amor por Deus. Não tenho dúvidas que Deus usou poderosamente homens e mulheres, segundo o seu coração, com habilidades musicais e principalmente íntimos de Deus, que ousadamente se deixaram ser usados pelo Espírito Santo.
Desde os primórdios da igreja até o atual momento de mudança, o papel do músico sempre foi um só: servir e adorar em santidade.
Hoje se fala muito de levitas, infelizmente há muitos que não sabem o que é ser um levita, porém mesmo assim se autodenominam como tal. Um equívoco é imaginar que o simples fato de cantar bem, com qualidade e até conseguir emocionar pessoas é o bastante ou que esta seja a missão do levita, porém as responsabilidades do Levita são muito grandes e muito sérias.
Para entendermos melhor a pessoa do levita vamos abordar alguns pontos importantes.
2. Qual é a origem do nome Levita?
LEVI do Hebraico LÊWI ligado a raiz IÃWÂ significa JUNTAR , ou ainda HILLAWEH que significa UNIR. O nome HILLAWEH (LEVÍ) é da mesma família da palavra HALELUIA.
Os levitas eram um grupo de pessoas (tribo de Levi) separados para levar a arca da Aliança do Senhor. "Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi." (Gênesis 29:34)
O nome daquele de onde se originou a tribo dos levitas significa unir. Essa união referida pelo texto acima se trata da união do esposo com a esposa, fazendo uma ilustração, podemos concluir que os levitas têm a responsabilidade de unir a Esposa (Igreja) ao esposo (Deus). A pergunta que surge neste momento a todos os levitas é: Eu estou usando o dom de Deus para unir o que?
3. Para refletir
Muitos músicos e cantores perderam a visão e estão usando seus dons e talentos para seus próprios prazeres em vez de atraírem a presença de Deus. Estão se apresentando como artistas, como ídolos; estão querendo atrair toda a atenção das pessoas para si. Alguns com suas vidas desajustadas estão atraindo maldição em vez de bênçãos, estão disputando com outros levitas, causando divisão entre músicos e cantores; com isto se vê que não entendem nada sobre o ministério levita.
4. Qual é o papel do músico à luz da Bíblia?
À luz da bíblia entendo que todo o papel do levita se resume em três funções gerais, descritas no livro de Deuteronômio 10.8, quando o senhor separou a tribo de Levi para levar a arca da aliança: Para estar diante do Senhor, para o servir e para abençoar em seu nome. Veja que responsabilidade tem o levita em seu ministério.
4.1 O levita no tabernáculo
O papel dos levitas como ministros do tabernáculo era de cooperarem na construção do tabernáculo, sob a supervisão do filho de Arão, Itamar. Nas leis preparatórias para a marcha pelo deserto, Levi foi separado por Deus, das outras tribos, e colocado sob a responsabilidade de desmanchar, transportar e erguer o tabernáculo além de servirem como uma espécie de pára-choque para protegerem as demais tribos israelitas da indignação de Deus, que os ameaçava se despercebidamente entrassem em contato com a tenda sagrada ou com os seus móveis (Números 1: 47-54).
5. Qual é o segredo para o sucesso do levita?
Santificação. Esse é o segredo, esse é o elemento chave para que um levita tenha o seu ministério bem sucedido. Na verdade a santificação é a maior responsabilidade de um servo de Deus. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14)
Nenhum músico ou cantor pode fazer a obra de Deus sem estar com sua vida em santidade. A primeira ordenança Davi para os sacerdotes e os levitas antes de trazerem a arca do Senhor foi a seguinte: “E disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; SANTIFICAI-VOS, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado.” (I Cr 15.12)
Antes disso, no livro de números está escrito assim: "Os levitas se purificaram e lavaram as suas vestes, e Arão os apresentou por oferta movida perante o SENHOR e fez expiação por eles, para purificá-los. Depois disso, chegaram os levitas, para fazerem o seu serviço na tenda da congregação, perante Arão e seus filhos; como o SENHOR ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim lhes fizeram." (Números 8:21-22)
Esses textos mostram que os levitas tinham que se lavar e purificar suas vestes. Não há como exercer o ministério diante do Senhor sem passar pela experiência da santificação da purificação. Essa purificação se dá através da palavra de Deus e da oração. (Efésios 5:26)
Não dá para entender como aqueles que querem exercer um ministério tão poderoso como é o da música na casa do Senhor, querem fazer de qualquer jeito, sem vida de oração. Também não entendo como algumas igrejas desejam ser abençoadas sem investirem também nessa área. Não falo necessariamente de investimento financeiro, que é muito importante, mas estou falando em olhar para esse ministério com outro olhar, com o olhar correto, dando a devida importância.
Escrito por Wabner Alves
Escrito por Wabner Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário