segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COMO CANTAR?



Em primeiro lugar, toda apresentação de música sacra deve ter o objetivo supremo de exaltar a Cristo, em lugar de exaltar o músico ou prover entretenimentos.

Para que a música atinja esse e outros objetivos que já nos são conhecidos, ela deverá ser cantada como todo o sentimento, colocando-se a alma em melodia. [Sempre atentando para:] “Cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente” (I Coríntios 14:15). Todos nós podemos e precisamos conseguir isto, pois só assim nossa adoração será aceita pelo Senhor.

“Quando os seres humanos cantam com espírito e o entendimento, os músicos celestiais apanham a harmonia, e unem-se ao cântico de ações de graça. (...) Deus espera que Seus servos cultivem sua voz, de modo que possam falar e cantar de maneira compreensível a todos. Não é o cantar forte que é necessário, mas a entoação clara, a pronúncia correta, e a perfeita enunciação. Que todos dediquem tempo para cultivar a voz, de maneira que o louvor de Deus seja entoado em tons claros e brandos, não com asperezas, que ofendam ao ouvido”. – Ellen G. White. Obreiros Evangélicos, pág. 357. É isto que Deus exige de nós.

“Cantai de júbilo a Deus, força nossa” (Salmos 81:1). Alegria é uma característica da Igreja que canta. Vibração e entusiasmo são outras características marcantes nas Igrejas que se unem ao cântico de louvor a Deus. A música é um bom termômetro espiritual.

Deus quer também que haja ordem e reverência enquanto cantamos, pois todas as músicas cantadas na Igreja são dirigidas a Deus. Algumas delas são até verdadeiras orações. “Tenho visto que a confusão Lhe desagrada (Deus), e que deve haver ordem n orar e também no cantar”. – Ellen G. White. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 44.

Nunca nos esqueçamos de que a música escolhida para qualquer programação na Igreja, deve dirigir o ouvinte para Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida.

“Deve haver uma viva ligação com Deus em oração, uma viva ligação com Deus em cânticos de louvor e ações de graças”. – Ellen G. White. Evangelismo, pág. 498.

“Esta parte do serviço (música) deve ser cuidadosamente dirigida; pois é o louvor de Deus em cântico”. – Ellen G. White. Obreiro Evangélicos, pág. 357 e 358. A pessoa escolhida para dirigir a música deve incentivar o povo a cantar com entusiasmo e vibração. Deve estar consciente de sua grande responsabilidade no preparo do povo através da música, e possuir, além das qualidades técnicas, espírito de consagração pessoal que inspire confiança.

“Mais elevado do que o sumo pensamento humano pode atingir, é o ideal de Deus para com Seus filhos”. – Ellen G. White. Educação, pág. 18. Os que se esforçam por alcançar este elevado ideal e os que dirigem as apresentações musicais da Igreja acharão orientação através do piedoso estudo da música com o auxílio do Espírito Santo.


ATRAI O MEU CORAÇÃO

 


Vandir Rudolf Schaffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...